BLOG SEOOGLE
Descubra os erros mais comuns em SEO e saiba como evitá-los

Aprenda mais sobre os erros mais comuns em SEO e descubra dicas incríveis de como otimizar o seu site para ele se tornar relevante!
27 set | Redator Seoogle
O seu site não está crescendo mesmo você aplicando algumas das estratégias recomendadas em SEO? Pode ser que você esteja cometendo alguns erros comuns em SEO.

De pequenas a grandes empresas, muitos sites não sabem exatamente onde focar os seus esforços e, por essa razão, não conseguem uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. Como resultado, não atingem leads qualificados.

Neste artigo, vamos apresentar os principais erros em SEO que os nossos especialistas identificam todos os dias. E, como bônus, vamos oferecer soluções para você não ter que passar por esse problema!

Por que se atentar a erros de SEO é importante?

Você sabia que os três primeiros resultados de pesquisa na primeira página obtêm mais de 50% de todo o tráfego? Pois é!

Isso acontece, primordialmente, porque as pessoas confiam — e tendem a clicar — nos conteúdos que aparecem nas primeiras posições, uma vez que isso representa uma maneira mais rápida e fácil de acessarem a informação que estão buscando.

Por isso, o seu site pode aparentar estar excelente, mas cometendo erros comuns em SEO, certamente ele não conseguirá gerar os resultados que você está procurando.

Conheça os erros mais comuns em SEO que você pode estar cometendo no seu site

Em um cenário cada vez mais competitivo, até o erro mais simples em SEO pode custar caro — literalmente — na sua estratégia digital.

Então, para que você não perca todo o seu plano de marketing e consiga produzir um conteúdo relevante que realmente atinja as pessoas certas, é importante que você se atente aos seguintes erros mais comuns em SEO.

Utilizar palavras-chave sem uma estratégia definida

Em primeiro lugar, utilizar as palavras-chaves nos textos sem uma estratégia definida é um dos erros mais comuns em SEO porque você está produzindo conteúdo sem um objetivo final.

O ranking dos motores de busca é feito com base no fato de as palavras-chave estarem sendo utilizadas no conteúdo um número suficiente de vezes em relação ao termo selecionado.

Se você não está fazendo isso estrategicamente, há muitas chances do seu conteúdo não receber uma boa classificação nos resultados de pesquisa.
Então, quanto mais cedo você introduzir boas palavras-chaves nos seus textos, maiores serão as chances do seu site ter uma melhor classificação. Contanto que você possa apresentá-lo organicamente, geralmente é uma boa ideia usá-lo no primeiro parágrafo do seu conteúdo.

Uma boa dica é utilizar a palavra-chave na introdução, para que o algoritmo do Google entenda logo de cara sobre o que se trata o seu conteúdo.

Certifique-se também de não usar excessivamente sua palavra-chave, pois isso é conhecido como técnicas hack e as ferramentas de pesquisa, como o Google, podem penalizar o seu site.

Não se atentar à velocidade de carregamento no site - Core Web Vitals

Hoje, os sites que carregam lentamente são penalizados, uma vez que não proporcionam uma boa experiência para o usuário. Afinal, quem quer ficar muito tempo em uma página esperando o conteúdo carregar?

Sites que contam com uma melhor velocidade têm mais chances de ter uma boa classificação, o que traz mais tráfego e aumenta as conversões.

Mas, uma dica para você não errar nesse processo é observar quais são os fatores que estão contribuindo para a diminuição da sua velocidade, tanto no desktop como no mobile.
Uma solução é conhecer mais sobre os métodos apontados na atualização do Core Web Vitals. Assim, é importante trabalhar na velocidade de seu site para manter suas páginas atrativas nos resultados de pesquisa.

Para isso, existe uma ferramenta muito útil do próprio Google para verificar a velocidade do seu site: Google PageSpeed Insights — com essa ferramenta, você tem um panorama geral sobre o que está prejudicando suas métricas.

Compra de backlinks

Hoje, um dos fatores cruciais de uma boa indexação de sites é o trabalho realizado pelo SEO Off Page. Em resumo, se trata de uma estratégia que visa a busca de backlinks por meio de ações com guest postings e outros métodos.

Muitos sites têm trabalhado essa estratégia de maneira paga — sendo que para o seu funcionamento ser realmente positivo é preciso que isso seja realizado de maneira orgânica.

Se você está comprando links para melhorar a classificação do seu site e aumentar a autoridade de domínio da sua marca, pode ser que você acabe sendo penalizado pelo Google.

Como resultado, isso significa que você não apenas está desperdiçando seu dinheiro, mas também potencialmente arruinando a chance de seu site se classificar nos mecanismos de pesquisa, fazendo com que a sua empresa encontre os leads certos.

Não dar atenção aos dispositivos móveis - Mobile First

De acordo com dados do site Super Metrics, 50% de todo o tráfego é advindo dos dispositivos móveis.

Além disso, a mais nova atualização do Google, Core Web Vitals, como citado anteriormente, mostrou que o mecanismo tem se atentado a práticas essenciais — e o mobile está incluso nisso.

Se o seu site não for compatível com pesquisas em mobile, você está caminhando na contramão daquilo que o Google necessita.

Para resolver o problema, você deve fazer pesquisas e otimizar o seu site, tornando-o responsivo e implementando o carregamento lento. Essas práticas são eficazes e garantem uma boa experiência para o usuário final.

Hoje, a compatibilidade com dispositivos móveis e a velocidade da página são um dos principais fatores que impactam na classificação dos sites — e se você quer se destacar da concorrência, você precisa estar atento a isso.

Confira algumas dicas que podem ser úteis:

1
Melhore o tempo de carregamento do seu site em páginas-chave, evitando que as pessoas saiam dele rapidamente;
2
Certifique-se de ter um layout responsivo para tornar mais fácil para os usuários navegar no seu site em formato mobile;
3
Otimize e organize os conteúdos de maneira a atender as necessidades dos usuários que acessam o site por meio de smartphone ou tablet;
4
Crie conteúdo móvel com o objetivo de oferecer aos usuários uma melhor experiência neste dispositivo.

Como escolher as melhores ferramentas e práticas de SEO?

Até aqui, nós apresentamos os erros mais comuns em SEO que você possa estar cometendo. Mas, afinal, você sabe qual é a ferramenta certa de análise de métricas para o seu negócio?

Se a resposta for negativa, fique tranquilo, pois temos uma solução para o seu problema. A Seoogle conta com especialistas em SEO avançado que trabalham técnicas assertivas para evitar problemas nos sites e conseguirem uma boa classificação no Google.

Então, se você quer ter acesso a informações claras e consultas eficientes que podem mudar a maneira como o seu site é visto pelos visitantes, sugiro que você acesse nossa página de Auditoria de SEO.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

RECEBA CONTEÚDOS RICOS
Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser!
Seoogle | Agência de SEO
Inscreva-se ao Blog do Seoogle
Envie a sua inscrição para a nossa equipe.
Digite seu nome
E-mail corporativo
Vamos juntos reinventar o SEO?
Preencha as informações e nossa equipe entrará em contato.
Envie o formulário para a nossa equipe.
Assunto
Digite seu nome
Empresa
E-mail corporativo
Celular (WhatsApp)