OTIMIZAÇÃO DE PESQUISA POR VOZ

A otimização de sites institucionais e e-commerce para pesquisas por voz faz parte da nossa estratégia de SEO. É cada vez mais comum vermos pessoas interagindo e recebendo respostas de voz de seus telefones. A praticidade das buscas por voz é inegável - é mais rápido, sem mãos e permite que a pessoa realize outras tarefas ao mesmo tempo.

O QUE É OTIMIZAÇÃO DE PESQUISA POR VOZ?

À medida que a pesquisa por voz evolui do reconhecimento para a compreensão de voz, o Google se aproxima de seu objetivo de transformar a pesquisa por voz em "um assistente móvel definitivo que o ajuda em sua vida diária, para que você possa se concentrar nas coisas que importam".

De acordo com o Gartner, 32% dos consumidores estão interessados na tecnologia "mãos-livres" que limitaria o toque ou a contaminação na era do covid-19. A pesquisa por voz é um dos tipos de pesquisa de crescimento mais rápido na atualidade.

A pesquisa por voz também está se tornando cada vez mais confiável à medida que a tecnologia melhora. Além de telefones celulares, há outros dispositivos conectados, como alto-falantes inteligentes, entre outros.
OTIMIZAÇÃO DE PESQUISA POR VOZ | Seoogle

EVOLUÇÃO DA PESQUISA POR VOZ

O que foi dito/pesquisado anteriormente
Se perguntarmos: "Onde fica a Ponte Golden Gate?" e continue com "Quero ver fotos dele" e "Quem o construiu?" O Google pode interpretar o que "isso" é com base em sua pesquisa inicial. Como alternativa, se o Google não puder responder imediatamente a uma pergunta, é possível ajudá-lo a restringir a resposta por meio do contexto. Então, perguntamos "Qual é a altura do Rigi?" A pesquisa por voz pode não responder porque é uma montanha obscura nos Alpes suíços. Se perguntamos: "Quais são as montanhas da Suíça?" (primeiro), e seguimos com a busca "Qual é a altura do Rigi?" O Google nos dirá que tem 1.798 m de altitude.
Contexto e conversa
Pesquisa de contexto e conversação agora são essenciais, pois a pesquisa por voz continua a evoluir. Os profissionais de marketing precisam incorporar cuidadosamente uma estratégia de pesquisa por voz em seus sites e duplicar o conteúdo excelente, escrito em tom coloquial. Também precisamos entender que as pessoas que digitam uma consulta e as pessoas que fazem perguntas na pesquisa por voz costumam ser dois tipos diferentes de pessoas. O "digitador" pode aceitar pesquisas, enquanto o "locutor" normalmente deseja respostas rápidas e resultados instantâneos.
Contexto com base na localização
Se estamos em um Centro de Convenções em São Paulo e perguntamos a pesquisa por voz, "Qual é a distância entre o aeroporto e o Centro de Convenções?" O Google entenderá que "o Centro de Convenções" se refere à sua localização atual em São Paulo.
Contexto baseado em aplicativo
Se estivermos buscando sobre um restaurante específico em um aplicativo, podemos pedir ao Google para "Mostre-me o menu". O Google entenderá qual menu do restaurante você deseja ver com base no contexto e exibirá o menu deste restaurante.
Correções ortográficas/consultas
Se pedirmos ao Google para mostrar uma foto do País de Gales e você tirar uma foto de baleias, você pode esclarecer, "W-A-L-E-S", e uma foto do país aparecerá agora.

ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO DE PESQUISA POR VOZ

1
Compreender o tipo de cliente e comportamento
Assim como os algoritmos de pesquisa por voz usam dados, localização e vários pontos de dados para entender o contexto da pesquisa, os profissionais de marketing precisam se aprofundar no entendimento do consumidor e seu comportamento. Dados em tempo real e pesquisas sobre percepções do consumidor podem ajudar a entender como diferentes pessoas usam a pesquisa por voz e em que tipo de dispositivo.
2
Foco em palavras-chave de conversação
Embora não acreditemos que palavras-chave de cauda curta irão desaparecer totalmente, elas se tornam muito menos relevantes quando consideramos as frases naturais usadas em pesquisas por voz. Mais do que nunca, orientamos nossa equipe (e nossos clientes) a concentrar a atenção em palavras-chave de cauda longa conversacionais. É essencial descobrir quais perguntas seu site/e-commerce precisa responder.
3
Criar conteúdo atraente baseado na persona
Brevidade, contexto e relevância são essenciais ao otimizar para pesquisa por voz. O que pode ser diferente de uma estratégia usual de SEO é que agora também é preciso prestar atenção especial a:

  • Criação de respostas detalhadas para perguntas comuns.
  • Responder a perguntas simples de forma clara e concisa.
  • Criar conteúdo rico e atraente que responda às perguntas mais comuns dos usuários e resolva seus pontos fracos.
Imediatamente após o título, fornecer uma resposta ou definição concisa para a pergunta. Usar o resto da página para fornecer mais detalhes elaborados e profundos sobre o tópico. O mais significativo sobre essa estratégia é que a página da "web rica" e robusta, em última análise, apela ao algoritmo de classificação do Google. Ao mesmo tempo, as informações curtas e agradáveis na parte superior da página são otimizadas para pesquisa por voz e podem até se tornar um trecho de destaque.
4
Fornecer contexto com Squema markup
A marcação de esquema, parece óbvia mas usa o esquema para marcar o conteúdo e informar aos mecanismos de pesquisa sobre o que é o site. Esse complemento de HTML ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o contexto do conteúdo, o que significa que o site se classifica melhor em pesquisas típicas e acaba sendo mais relevante em consultas específicas feitas por meio da pesquisa por voz.

O Google entende a linguagem utilizando esquemas, e eles podem ser uma ótima maneira de adicionar mais informações ao site, para que esteja pronto para responder a perguntas. De acordo com a pesquisa Milestone Marketing, com base em 9.400 implantações de esquema, eles encontraram ganhos significativos de 20 a 30% - com uma média de:

  • 40 tipos de esquema;
  • 130 atributos e propriedades.
Esse é o tipo de informação que os usuários móveis e os pesquisadores por voz procuram com mais frequência.
5
Criar páginas que respondam às perguntas frequentes
Quando os pesquisadores por voz fazem uma pergunta, eles geralmente começam com "Quem", "O quê", "Onde", "Quando", "Por que" e "Como". Eles estão procurando respostas que atendam a uma necessidade imediata. Para responder a essas perguntas, é interessante fazer uma página de perguntas e respostas (FAQ) e começar cada pergunta com esses advérbios.

Em seguida, responder de forma conversacional para apelar à pesquisa por voz. Do ponto de vista do desempenho, certificar-se de que o site seja tecnicamente sólido e inclua esquemas. Garantir que a navegação e a estrutura de informações sejam fáceis de encontrar e que as velocidades de carregamento da página sejam rápidas.
6
Pensar sempre no celular e no SEO local
Estamos cada vez mais vivendo um mundo que prioriza os dispositivos móveis, onde os dispositivos e pessoas são móveis. Como resultado, é importante lembrar que celular e local andam de mãos dadas, especialmente no que diz respeito à pesquisa por voz.

Os dispositivos móveis permitem que os usuários realizem consultas locais em trânsito. A pesquisa por voz, por sua vez, permite que os usuários façam perguntas hiperlocais. Certificar-se de que itens como direções para locais físicos e mapas de sites em XML possam ser lidos pelos visitantes e mecanismos de pesquisa em um site é uma boa prática que usamos na Seoogle.
AVANÇO DA PESQUISA POR VOZ!
À medida que programas como Google Now, Siri e Cortana se tornam mais populares e sua programação se torna mais refinada, é cada vez mais essencial que os mecanismos de pesquisa aprendam a interpretar frases naturais.
Seoogle | Agência de SEO
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