REPUTAÇÃO DIGITAL

Desenvolvemos e construímos a autoridade do seu negócio, através da exposição de conteúdo relevante na primeira página do Google, influenciadores, notícias em portais, tudo isto através de um método próprio de testes/aprendizagem. Monitoramos a reputação dos conteúdos ou feedback dos clientes que possa prejudicar a marca e a reputação do negócio.

O QUE É REPUTAÇÃO DIGITAL?

Há uma década, relações públicas e gerenciamento de reputação pareciam questões de preocupação para grandes empresas e celebridades. E parecia que as marcas menores tinham pouco com o que se preocupar; a percepção de sua marca era um beco sem saída, com os clientes tendo pouco espaço para feedback. Mas agora vivemos em uma era de público ativo, em que as pessoas expressam suas opiniões sobre marcas e serviços em várias plataformas online o tempo todo.

E, com 76% dos consumidores começando a jornada do cliente com uma busca no Google, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de aparecer nas SERPs como indigna de confiança e de má reputação. Para evitar quaisquer problemas potenciais, recomenda-se o gerenciamento de reputação online para empresas de qualquer tamanho e setor.
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DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE REPUTAÇÃO DIGITAL

O que é reputação online?
Gerenciamento de reputação online é um conceito multifacetado que visa criar uma percepção pública positiva de uma marca, empresa ou pessoa. O gerenciamento de reputação inclui monitorar a reputação, abordar qualquer conteúdo ou feedback do cliente que possa prejudicar a marca e usar estratégias para prevenir e resolver problemas que podem prejudicar a reputação de uma empresa.
Como funciona o gerenciamento?
Monitoramos e gerenciamos a reputação de sua marca na web, para garantir que sua empresa esteja devidamente representada e que os clientes em potencial tenham uma ótima impressão sobre quem você é e o que faz. Dito isso, vários canais se enquadram no Gerenciamento de reputação online e, uma vez que pode parecer difícil no início abraçar todos esses canais, vamos pensar sobre eles em termos do modelo PESO.
Como funciona a mídia paga?
Mídia paga envolve todo o conteúdo online que requer pagamento para destacar sua marca (site, serviços, etc.). Envolve canais como o Google Ads, anúncios de mídia social, postagens patrocinadas ou promoções de influenciadores.

Este aspecto da reputação digital é bastante simples - você tem controle total sobre suas próprias colocações. Além disso, você deve verificar cuidadosamente se algum de seus concorrentes está anunciando "contra" sua marca.

No entanto, a maioria das plataformas de mídia paga tem diretrizes rígidas contra tais práticas, e uma única reclamação pode resolver essa implicação de sentimento negativo.
E a mídia conquistada?
A mídia "ganha", abrange a cobertura que sua marca recebe de plataformas externas gratuitamente. Eles incluem:
  • Artigos externos
  • Cobertura de imprensa
  • Blogs e vlogs
  • Fóruns
  • Algumas listagens de terceiros específicas do setor (Glassdoor, Capterra, Trustpilot se enquadram nesta categoria).
A mídia ganha, ou espontânea, deve ser o foco de todos os negócios; Essas fontes ajudam a criar uma perspectiva positiva e a criar confiança entre os visitantes online.

GERENCIAMENTO DE REPUTAÇÃO É IMPORTANTE?

1
Impacto nas decisões de compra
A falta de gerenciamento de sua reputação online pode, na verdade, custar sua base de clientes. Como 81% dos compradores fazem pesquisas online antes de fazer uma compra, a forma como você aparece online é o fator decisivo na decisão final. E sua reputação online é realmente uma verificação de qualidade comercial, com 88% dos consumidores lendo avaliações para determinar se sua empresa é confiável o suficiente.
2
É a versão online do boca a boca
85% dos consumidores tratam os comentários online como recomendações pessoais e confiam neles tanto quanto uma dica de um amigo. É ótimo se seus comentários são impecáveis, mas o que acontece se houver algum solavanco no caminho e alguém postar um comentário negativo bem fundamentado? Na era das mídias sociais, quando as notícias se espalham rapidamente, pode ser uma bomba absoluta.
3
Não há botão "Excluir" para críticas negativas
A Internet guarda tudo, bem, quase. O que quer que as pessoas estejam dizendo sobre sua empresa on-line provavelmente permanecerá on-line, mas você realmente tem a chance de alterar uma opinião negativa sobre ela. Ao usar uma resposta adequada, você pode transformar um cliente insatisfeito em um fã fiel. De acordo com um estudo da Lee Resource, 70% dos clientes que reclamaram e obtiveram uma resposta satisfatória da empresa, voltarão a fazer negócios novamente. Além disso, a Harvard Business Review publicou um estudo que revelou que os clientes cujas reclamações foram tratadas em menos de 5 minutos tendem a gastar mais em compras futuras de determinada empresa.
4
Você pode obter feedback valioso
O monitoramento é uma parte crítica do gerenciamento de sua reputação online. Você pode começar a coletar alguns insights úteis sobre a satisfação do cliente e feedback sobre seus produtos ou serviços. Portanto, antes de fazer algumas pesquisas, e dar a volta ao mundo em busca de feedback de clientes, você pode simplesmente prestar atenção ao que seus clientes têm a dizer sobre sua empresa.

COMO GERENCIAR A REPUTAÇÃO ONLINE

Auditoria de sua reputação online
Antes de implementar qualquer processo de gerenciamento de reputação, você deve realizar uma ampla auditoria de reputação online através de softwares e metodologia de classificação de menções. Basicamente, a ideia de uma auditoria de gerenciamento de reputação online tem a ver com descobrir como as pessoas o veem online e que tipo de problemas você está enfrentando ao desafiar essa visão. E para fazer isso, você tem que fazer algum monitoramento de marca.
Estabeleça uma estratégia
Agora, que você sabe qual é o panorama online em torno de sua marca, é hora de definir uma estratégia de gerenciamento de reputação online. Para isso, você deve analisar e definir bem suas prioridades.
Monitore as menções
Ser proativo no monitoramento de conversas online fornece uma visão em tempo real de sua presença online e dá a você a oportunidade de uma reação oportuna. No entanto, não se trata apenas de verificar quais avaliações são classificadas no Google. Para gerenciar e monitorar com eficiência as menções à marca, você pode usar algumas ferramentas de monitoramento da marca disponíveis no mercado, os planos variam por volume de dados capturados e quantidade de usuários da ferramenta.
Domine as SERPs
Nenhuma estratégia de gerenciamento de reputação online de sucesso ocorre sem alguma magia de SEO. Seu trabalho principal é aparecer nas SERPs para as palavras-chave de sua marca. A melhor maneira de chegar lá é ter um site de alta classificação. Além disso, concentre-se na otimização de seus canais oficiais de mídia social, já que esses sites geralmente aparecem entre os 10 principais para pesquisas de marca.
Incentive os depoimentos positivos
Negativas ou positivas, as análises online afetarão seus negócios e vendas. A Dimensional Research descobriu que análises on-line positivas afetam 90% das decisões de compra dos compradores. E 86% dos usuários pensarão duas vezes antes de escolher sua marca se ela tiver avaliações negativas. E as expectativas das pessoas sobre sua reputação são muito altas. Na verdade, 49% dos consumidores esperam uma avaliação de quatro estrelas de uma empresa que considerem comprar. Sempre que possível, peça para seus clientes avaliarem positivamente seu negócio.
Gerencie as avaliações negativas
Antes de abordar seus comentários negativos, faça uma avaliação dos comentários mais problemáticos. Avaliações com alta classificação no SERP são um excelente ponto de partida. Preste atenção rapidamente as seguintes plataformas:

  • Google Meu Negócio;
  • Reclame Aqui.
  • Plataformas de mídia social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.).
  • Trustpilot, Feefo, Review.io ou similar (não se esqueça que algumas dessas plataformas podem coletar avaliações mesmo se você não se inscrever).
REPUTAÇÃO DIGITAL
É importante que você capture dados regularmente de seus depoimentos online para que possa lidar com os problemas de forma eficaz. Quer saber mais sobre gestão de reputação da marca?
Seoogle | Agência de SEO
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